Na adolescência ele sofreu muito com a morte da mãe, e outro fato que contribuiu mais para seu desequilibrio mental, foi a morte do filho de um amigo que contraiu de Tchaikovsky uma doença chamada escarlatina e faleceu aos cinco anos de idade.
No amor Tchaikovsky também não foi feliz, na adolescência se apaixonou por uma cantora de uma grupo italiano (Désireé Artot), ela não aceitou seu pedido de casamento e logo depois casou-se com um cantor espanhol. Por volta dos 38 anos preocupado com os boatos sobre sua sexualidade casou-se com uma ex aluna por quem não era apaixonado, após dias de sofrimento pela paixão infeliz, tentou se suicidar e acabou com uma grave crise depressiva. Em 1876 teve um relacionamento apenas por cartas com uma viúva milionária que lhe dava uma pensão de 6000 rubros por ano. Em 1890 ela terminou o relacionamento porque um amigo a convenceu que Tchaikovsky era um aproveitador.
A morte de Tchaikovsky nunca foi totalmente esclarecida, não se sabe se ele realmente tomou um copo com água infectada com cólera, ou se, por motivos de especulações sobre sua sexualidade, ele se suicídou ou se foi colocado arsênico em sua bebida propositadamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário