BUSCAPÉ

Twitter

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O MELHOR GUITARRISTA DE TODOS OS TEMPOS...

O conhecido:
O músico Eddie Van Halen, fundador do grupo de rock Van Halen, foi eleito pelos leitores da revista Guitar World o melhor guitarrista de todos os tempos. A enquete, feita pela internet, foi desenvolvida em forma de torneio, com um guitarrista disputando com outro cada posição, e o holandês foi considerado o mais genial arquiteto das seis cordas.         




                                                     O desconhecido:
Este excelente guitarrista fusionou rockabilly, jazz e country, e criou um estilo próprio. É considerado um ‘telemaster’, mostrando muita versatilidade e precisão, também é considerado  “O melhor guitarrista desconhecido do mundo”.



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PARTITURA PARA VIOLINO

Sabe quando dá aquela vontade de tocar algo diferente? E você não tem nenhuma partitura nova em casa?
De vez em quando vou postar algumas, pegue seu instrumento e viaje nestas maravilhas...



Partitura da música Badinerie de J.S.Bach

sábado, 17 de novembro de 2012

Pensamento...




NADA FALA TÃO ALTO QUANTO O SOM DO SILÊNCIO!

                        

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Beethoven





Completamente surdo em 1825, Beethoven assistiu a um ensaio de um grupo que executaria  seu Quarteto em mi bemol maiorop. 127. Um dos violinistas, Joseph Böhm, registrou o episódio: "O infeliz estava tão surdo que não podia ouvir o som celestial das suas próprias composições". Para espanto de todos, porém, Beethoven chamou a atenção do grupo para os menores erros de execução. "Seus olhos seguiam os arcos, e assim ele era capaz de notar as menores flutuações no tempo ou no ritmo, e corrigi-las na hora", anotou Böhn.

Conta-se que um dia Beethoven ao visitar um irmão seu criado lhe trouxe um cartão escrito "Johann van Beethoven, proprietário de terras". O compositor pegou o cartão e, instantes depois, devolveu-o ao criado, após escrever no verso do papel a seguinte anotação: "Ludwig van Beethoven, proprietário de um cérebro".

Nona sinfonia de Beethoven é uma das músicas mais conhecidas do mundo. Tocada pela primeira vez em 1824, elatem sido incluída na trilha sonora de vários filmes, inclusive no controvertido Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. Outra composição muito famosa de Beethoven é a Quinta sinfonia. Nos anos 70, a obra ganhou uma versão eletrônica que virou hit nas discotecas da época. 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

SOBRE A VIDA



Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses...

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

AS MAIS FAMOSAS FILARMONICAS


Orquestras mais famosas do mundo

Dentre as mais famosas e renomadas orquestras de todo o mundo, as de maior destaque são:

Filarmônica de Berlim                  

Foi criada no ano de 1882 na cidade de Berlim, tem a presença de músicos de variados países, é na Europa uma das melhores orquestras selecionadas pelo público e seu atual maestro é Simon Rattle . 






Filarmônica de Nova York          

Foi criada em 1842, é a orquestra sinfônica mais velha dos Estados Unidos, seu atual diretor é Alan Gilbert. Sua primeira apresentação ocorreu no dia 7 de dezembro de 1842 e ganhou muitos prêmios de honra.






Orquestra Real do Concertgebouw          

Pertencente ao povo holandês, É considerada a melhor orquestra sinfônica do mundo, foi criada em 11 de abril de 1888, na Holanda, sua primeira apresentação foi no dia 03 de novembro de 1888 e seu atual maestro é Mariss Jansons.



No Brasil                        

Nosso querido país também conta com orquestras de destaque:

Orquestra Sinfônica Brasileira   

Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, e existe há setenta anos. Sua primeira apresentação foi no dia 11 de julho de 1940 e  no presente tem a incumbência de formação de novos talentos.





Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo   

Mais conhecida como OSESP, é considerada uma das maiores e mais famosas orquestras da América do Sul, apresentou seu primeiro concerto em 1954 e ainda hoje tem grande participação na cultura paulista.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Um Pouco Sobre Bach

Johann Sebastian Bach tinha um costume que  perdurou por toda sua vida, o de ler e escrever somente com a luz da lua. Um esforço que com certeza contribuiu para sua completa cegueira.
O compositor alemão nunca fez viagens fora da Alemanha, uma vez para ouvir o organista Dietrich Buxtehude, Bach caminhou 200 milhas a pé até  seu destino, Lubeck. E demorou quatro meses para voltar. 
O sentimento e profundidade que suas músicas religiosa passavam era impressionante, Gottlieb Ziegler, um de seus discipulos, declarou certa vez: "Quanto à maneira de tocar o coral, meu professor, o mestre de capela Bach, ensinou-me de tal forma que não me limito a tocar os corais simplesmente seguindo a música, mas inspirado no sentimento que indicam as palavras". 
Bach também foi organista, cravista, violinista, regente, diretor de serviços musicais de igreja e professor de meninos, Bach escreveu para órgão durante toda a vida.
Quase cego, foi operado pelo médico inglês ambulante John Taylor. Mas sua cirurgia não foi bem-sucedida e acabou ficando totalmente cego. A cirurgia não foi apenas inútil mas também contribuiu para piorar seu estado geral e Bach teve um segundo ataque de apoplexia, ficando sem os sentidos e movimentos.



                                                

sábado, 3 de novembro de 2012

POESIA E MUSICA


"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
Rubem Alves